ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS ENTRE FAMÍLIAS NEGRAS, MESTIÇAS E BRANCAS DO POVOADO DE GOIABEIRAS/MG

Autores

  • Alexandra Resende Campos Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo sobre as práticas de escolarização empreendidas por famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras (MG) e que possuem filhos em idade escolar. O objetivo foi verificar se tais práticas se diferenciam de acordo com o pertencimento racial das famílias pesquisadas. Dialogamos com autores do campo da Sociologia da Educação que estudaram a relação família-escola de um lado e a relação educação e relações raciais, de outro. Na investigação foram utilizados instrumentos com características etnográficas. Os resultados indicaram que as distinções existentes entre as práticas de escolarização empreendidas pelas famílias podem ser explicadas, não pela dimensão de raça, mas por um conjunto de circunstâncias atuantes presentes na dinâmica das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Resende Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei / UFSJ (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense / UFF (2010), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. Tem experiência em pesquisas na área de educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: relação família-escola, práticas de escolarização de famílias rurais e relações raciais.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Campos, A. R. (2023). ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS ENTRE FAMÍLIAS NEGRAS, MESTIÇAS E BRANCAS DO POVOADO DE GOIABEIRAS/MG. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21009

Edição

Seção

Artigos