O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”
Palavras-chave:
Indústria Cultural, Intelectual, Produção e veiculação do conhecimentoResumo
T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual defronta-se e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula “publish or perish”, processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.