O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”

Autores

  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antonio Alvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Intelectual, Produção e veiculação do conhecimento

Resumo

T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual defronta-se e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula “publish or perish”, processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP em 1998, com estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, PT. E Professor Associado no Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal se Santa Catarina, Programa do qual foi Coordenador. É Bolsista Produtividade do CNPq 1C e Coordenador do Grupo de Pesquisa “Trabalho e Conhecimento na Educação Superior” (TRACES, UFSC).

Antonio Alvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Unicamp em 1998. É Professor-Associado do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Assessor FAPESP, Bolsista Produtividade CNPq 1C, Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha e Coordenador do Grupo de Pesquisa: “Teoria Crítica e Educação”/ UFSCar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Bianchetti, L., & Soares Zuin, A. A. (2023). O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”. Educação Em Revista, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21032

Edição

Seção

Artigos