O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”
Palabras clave:
Indústria Cultural, Intelectual, Produção e veiculação do conhecimentoResumen
T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual defronta-se e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula “publish or perish”, processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.