A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS ASPECTOS À LUZ DE ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA

Autores

  • rosane michelli castro Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília

Palavras-chave:

Educação, Pós-Graduação stricto sensu em educação no Brasil, Revisão de literatura.

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos com parte das atividades de pesquisa desenvolvidas em estágio pós-doutoral sobre a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa educacional no Brasil. Para tanto, foi possível reunir uma vasta quantidade de estudos publicados, sobretudo no formato de artigo de periódicos considerados de relevância para a área da educação. Nesses artigos, a opção foi por pinçarmos alguns aspectos que julgamos serem capazes de proporcionar uma leitura sobre a pós-graduação em educação no Brasil, à luz dos estudos realizados na área. Em considerações finais, destacamos, entre outros, alguns aspectos identificados nos estudos selecionados que lembram à pós-graduação em educação que ela é parte integrante de um projeto educacional geral do país, e que, portanto, possui papel sócio-educativo de formação do pesquisador, do professor do ensino superior e de produção do conhecimento capaz de propor novas perspectivas para os problemas educacionais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

rosane michelli castro, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília

Pedagoga (1995) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (F.F.C.) – UNESP – Marília - SP Mestre (2000) e Doutora (2005) em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. Pós-Doutorado (2010) - Fundação Carlos Chagas – SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática – FFC-UNESP/Marília. É membro integrante, na qualidade de pesquisadora - linhas de pesquisa “História da Formação de Professores no Brasil”, “Didática, Currículo e Fundamentos da Educação” e “A pesquisa e a formação do educador” , e na qualidade de Líder do Grupo de Pesquisa “GP FORME - Formação do Educador”, cadastrado junto ao CNPq.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

castro, rosane michelli. (2023). A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS ASPECTOS À LUZ DE ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21045

Edição

Seção

Artigos