A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS ASPECTOS À LUZ DE ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA
Palavras-chave:
Educação, Pós-Graduação stricto sensu em educação no Brasil, Revisão de literatura.Resumo
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos com parte das atividades de pesquisa desenvolvidas em estágio pós-doutoral sobre a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa educacional no Brasil. Para tanto, foi possível reunir uma vasta quantidade de estudos publicados, sobretudo no formato de artigo de periódicos considerados de relevância para a área da educação. Nesses artigos, a opção foi por pinçarmos alguns aspectos que julgamos serem capazes de proporcionar uma leitura sobre a pós-graduação em educação no Brasil, à luz dos estudos realizados na área. Em considerações finais, destacamos, entre outros, alguns aspectos identificados nos estudos selecionados que lembram à pós-graduação em educação que ela é parte integrante de um projeto educacional geral do país, e que, portanto, possui papel sócio-educativo de formação do pesquisador, do professor do ensino superior e de produção do conhecimento capaz de propor novas perspectivas para os problemas educacionais brasileiros.Downloads
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