As metas educacionais como eixos articuladores dos Relatórios do Desenvolvimento humano da ONU

Autores

  • Maria José de Rezende Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação, desenvolvimento humano, desigualdades, pobreza.

Resumo

Através de uma pesquisa documental, esta análise detectou que as propostas, feitas aos Estados nacionais no campo educacional, dão o norte das ações sugeridas tanto antes como depois da Declaração do Milênio subscrita por 191 países em setembro de 2000. Verifica-se que os três pilares (renda, longevidade e educação) do Índice do Desenvolvimento Humano aparecem interligados no interior dos RDHs. Todavia, fica demonstrado que os déficits educacionais, o não-acesso aos bancos escolares, as taxas de analfabetismos, a não-universalização da educação para homens e mulheres acabam por destruir qualquer possibilidade de melhoria da renda e da longevidade. Por isso, o desenvolvimento humano é mostrado como inteiramente dependente dos avanços educacionais. Sem eles não há avanços em quaisquer outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora de Sociologia na UEL. Membro do Laboratório de Ensino, pesquisa e extensão da UEL.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Rezende, M. J. de. (2023). As metas educacionais como eixos articuladores dos Relatórios do Desenvolvimento humano da ONU. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21046

Edição

Seção

Artigos