O PNPG 2011-2020: Os desafios do país e o sistema nacional de pós-graduação
Resumo
O artigo tem por objetivo esclarecer a comunidade acadêmica ligada à pós-graduação sobre os fundamentos e as diretrizes do PNPG 2011-2020 que acaba de ser publicado pela CAPES. Para tanto, procura-se contextualizar o novo Plano no quadro histórico mais amplo dos Planos anteriores, bem como no tempo presente e na conjuntura atual do país, com seus mega-desafios, os grandes legados históricos, os problemas seculares do sistema de ensino e os caminhos para superá-los. Junto com as informações e os esclarecimentos, o leitor encontrará um conjunto de questionamentos e análises teórico-conceituais sobre os rumos da ciência e tecnologia em nosso país e seus impactos sobre o sistema de pós-graduação, considerando as demandas, os gaps e as maneiras de processá-las e vencê-los.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.