Que cidadãos, para qual cidadania? -- as interpelações dos movimentos sociais

Autores

  • Rogério Cunha Campos Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação

Palavras-chave:

movimentos sociais, cidadania, escola pública

Resumo

Movimentos sociais presentes na sociedade brasileira nos últimos anos, tais como organizações de trabalhadores, pequenos produtores em projetos de economia solidária, movimentos de mulheres, de indígenas, movimentos negros, associações de moradores tem questionado, em suas ações e discursos, a dimensão pública das escolas estatais responsáveis pela formação do cidadão contemporâneo no Brasil. Este artigo apresenta resultados parciais de investigação que busca estabelecer em que medida as escolas estatais responsáveis pela formação do cidadão no Brasil, constituiu de modo específico a dimensão pública, em contraste com as experiências das sociedades centrais da modernidade ocidental. Em consequência, como pode responder aos questionamentos dos movimentos sociais, tendo em vista os desafios postos pelas profundas transformações econômicas, sociais, políticos-culturais em curso.

Palavras-chave: Movimentos sociais, cidadania, escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Cunha Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação

Professor Associado da UFMG - Departamento de Administração Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação - "Educação e Inclusão Social" da UFMG.

Dourtor em Educação - USP

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Campos, R. C. (2023). Que cidadãos, para qual cidadania? -- as interpelações dos movimentos sociais. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21051

Edição

Seção

Palavra Aberta