Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças

Autores

  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima UFMG

Resumo

Neste texto examino questões relativas à construção de conhecimentos em ambiente escolar. Para isso percorro diferentes formas de conhecimento e os embates entre ciência e sociedade. Alguns aportes epistemológicos recorrentes na educação em ciências são mobilizados para analisar tensões emergentes nas universidades em decorrência da pressão por expansão de vagas no ensino superior que culminaram com o Projeto REUNI. Localizo este projeto em um contexto mais geral de massificação da educação superior. Faço uma digressão quanto ao significado do projeto moderno de sociedade, aponto elementos para compreensão da crise desse projeto, valendo-me de uma sociologia do conhecimento científico. Abordo tensões de ordem institucional, epistemológica e das práticas docentes. Valho-me, mais especificamente, da experiência de formação de educadores do campo na área de Ciências da Vida e da Natureza, na Universidade XXX.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lima, M. E. C. de C. (2023). Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061

Edição

Seção

Artigos