Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei

Autores/as

  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo (USP).
  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo (USP).
  • Renata Martins Ferrari Universidade de São Paulo (USP).

Palabras clave:

adolescente em conflito com a lei, ajustamento escolar, desenvolvimento

Resumen

O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletou-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações destas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas.

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Biografía del autor/a

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo (USP).

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Jorge Luiz da Silva, Universidade de São Paulo (USP).

Mestrando em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Renata Martins Ferrari, Universidade de São Paulo (USP).

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Bazon, M. R., Silva, J. L. da, & Ferrari, R. M. (2023). Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21070

Número

Sección

Artigos

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