A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira FURG
  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

educação

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2010 sobre práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano da rede municipal de Pelotas (RS). Os procedimentos metodológicos foram realizados através de análise documental (LE GOFF, 1992) e da abordagem etnográfica (GEERTZ, 2008; COHN, 2005), considerando principalmente os estudos sobre alfabetização desenvolvidos por Soares (2001 e 2004), Kramer (2006) e Peres (2009). Os dados foram coletados através da análise dos cadernos das crianças, dos documentos expedidos pelo Ministério da Educação e Cultura que tratam da proposta para o Ensino Fundamental de nove anos e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados da pesquisa indicam que a alfabetização desenvolvida no cotidiano da turma de 1º ano investigada não corresponde à proposta do governo federal e da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas. 

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Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, FURG

Professora adjunta do Instituto de Educação e do PPGEDU da FURG.

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora Associada do Departamento de Ensino da FaE/UFPel e do PPGE na linha ‘Cultura escrita, linguagens e aprendizagem’. Líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, FaE-UFPel).

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Nogueira, G. M., & Peres, E. T. (2023). A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21078

Edição

Seção

Artigos

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