A ATUAÇÃO DAS “INSTITUIÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA” SOBRE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA MINEIRA NA DÉCADA DE 1920

Autores

  • Paula David Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Instituições Auxiliares da Escola, Educação, Infância

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as “Instituições Auxiliares da Escola” e suas atuações sobre a educação da infância mineira na década de 1920. Para isso, foram consultadas a Revista do Ensino de Minas Gerais e a Legislação Mineira do período. Para a análise dos dados foram utilizadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, sobretudo aquelas que nos ajudam a compreendem as relações de poder, a produção de saber e de verdade no interior dos discursos. Os resultados apontam a atuação de variadas instituições auxiliares da escola no Estado mineiro, entre elas as “Associações das Mães de Família”, as “Caixas Escolares”, as “Ligas de Bondade”, os “Pelotões de Saúde” e os “Grupos de Escoteiros”; apontam, ainda, que tais instituições tinham como compromisso auxiliar a escola na educação “mais ampla” da infância, oferecendo a ela ensinamentos morais, de higiene e saúde.

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Biografia do Autor

  • Paula David Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisa em História da Educação

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A ATUAÇÃO DAS “INSTITUIÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA” SOBRE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA MINEIRA NA DÉCADA DE 1920. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 18º de novembro de 2025];29(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21089