Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário

Autores

  • Rodrigo Drumond Vieira UFMG
  • Silvania Sousa do Nascimento UFMG

Palavras-chave:

Formação de professores, abordagem comunicativa, argumentação, objetivos didáticos.

Resumo

Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Drumond Vieira, UFMG
    Licenciado em Física pela UFMG e Doutor em Educação Faculdade de Educação da UFMG
  • Silvania Sousa do Nascimento, UFMG

    Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino UFMG

    Doutora em Educação (didática das disciplinas de ciências e tecnologias Paris 6)

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 17º de novembro de 2025];29(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090