Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
Palavras-chave:
Formação de professores, abordagem comunicativa, argumentação, objetivos didáticos.Resumo
Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências.
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