PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Direito Autoral, Ética Hacker, Compartilhamento em Rede, Educação.Resumo
Neste artigo analisa-se, por um lado, a emergência e crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos encontram-se continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentam-se perspectivas outras de atividades contra-hegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimento. Analisa-se as ações das corporações no interior das escolas visando incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, conclui-se o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.