PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO

Authors

  • Nelson De Luca Pretto UFBA
  • Salete Noro Cordeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Washington dos Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Propriedade Intelectual, Direito Autoral, Ética Hacker, Compartilhamento em Rede, Educação.

Abstract

Neste artigo analisa-se, por um lado,  a emergência e crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos encontram-se continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentam-se perspectivas outras de atividades contra-hegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimento. Analisa-se as ações das corporações no interior das escolas visando incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, conclui-se o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nelson De Luca Pretto, UFBA

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação (USP/1994), Mestre em Educação (UFBA, 1985), Licenciado em Física (UFBA/1977)

Salete Noro Cordeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutoranda em Educação (UFBA), Mestre em educação.

Washington dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Ética e Teoria do Conhecimento/UFS e mestrando em Filosofia/UFS.

Published

2023-05-29

How to Cite

Pretto, N. D. L., Cordeiro, S. N., & Oliveira, W. dos S. (2023). PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 29(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21111

Issue

Section

Artigos