ESCOLARIZAÇÃO FORMAL E AS QUESTÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM AUTISMO: O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

Autores

  • Anderson Jonas das Neves Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
  • Carolina De Santi Antonelli Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
  • Mariana Girotto Carvalho da Silva Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil

Palavras-chave:

Estado da arte. Educação. Autismo. Currículo

Resumo

A mediação do conhecimento é um dos deveres da Educação, independentemente dos atributos físicos e mentais do alunado. Dado que o currículo pode configurar-se como uma barreira pedagógica para a escolarização formal de indivíduos com autismo, retrata-se a produção acadêmica nacional sobre as diferentes dimensões acadêmicas e curriculares para alunos com essa característica. Organizou-se um banco de dados com 157 teses e dissertações, as quais foram submetidas à categorização, análise estatística e temática. Os resultados indicam restrita produção acadêmica pelos programas de mestrado e doutorado do país. Conclui-se que há necessidade de pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno com autismo apropriar-se dos conteúdos curriculares da educação formal.

Biografia do Autor

  • Anderson Jonas das Neves, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil; bolsista FAPESP; membro do Instituto Nacional de Ciencia e Tcnologia - Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)
  • Carolina De Santi Antonelli, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil; bolsista CAPES
  • Mariana Girotto Carvalho da Silva, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil;
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil
    Doutora em Educação Especial, Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil;  membro do Observatório Nacional de Educação Especial e coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação desde 2008

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESCOLARIZAÇÃO FORMAL E AS QUESTÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM AUTISMO: O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. (2023). Educação Em Revista , 30(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21125

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