A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil

Autores

  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Carla Cristina Tosatto Colégio Positivo

Palavras-chave:

educação infantil, unidades de significação, formação continuada.

Resumo

Este artigo tem origem na formação continuada de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil e apresenta a construção das seguintes unidades de significação: a criança como um ser naturalmente bom; a criança como um ser que vive na fantasia; a criança como um ser que brinca; a criança como um ser que aprende; e a criança como um ser que se desenvolve. Foi possível perceber que prevalece entre as professoras uma imagem idealizada, mitificada, naturalizada e homogênea da criança e da infância que tensiona as suas relações com as crianças na sua concretude. A criança como um ser que brinca, ainda é vista de forma mais natural que social, distanciando-se da concepção da criança como produtora de culturas próprias e singulares que precisam ser consideradas, ampliadas e ressignificadas.

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Biografia do Autor

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora Titular da PUCPR. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa Strito Sensu de Educação da PUCPR.

Mestre e doutora em Educação.

Coordenadora da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada.

Carla Cristina Tosatto, Colégio Positivo

Mestre em Educação pela PUCPR

Coordenadora do Colégio Positivo

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Portilho, E. M. L., & Tosatto, C. C. (2023). A criança e a infância sob o olhar da professora de educação infantil. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21139

Edição

Seção

Artigos