UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Autores

  • ELAINE FERNANDES MATEUS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, sistema posição-prática, formação de professores/as, Pibid

Resumo

Este texto tem o propósito de oferecer uma narrativa do conjunto de iniciativas adotadas pelo governo federal no campo da formação de professores/as ao longo dos últimos cinco anos. Os dados têm como base documentos oficiais publicados no Diário Oficial da União que tratam, direta ou indiretamente, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco específico na análise do conceito de “parceria” como forma de gerenciamento da vida social. Argumento que, por meio da representação de como deve ser a formação de professores/as, o Pibid reformula o sistema posição-prática (BHASKAR, 1998) associado à formação de professores/as, influenciando a criação de espaço híbrido com potencial transformador, ao mesmo tempo em que formula um sistema de (dis)posições artificiais, não previstas e não objetivadas nas práticas de muitas das instituições de ensino envolvidas e, por esta razão, com potencial regulador. É nesta tensão que se situam as reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELAINE FERNANDES MATEUS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Londrina, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio na University of San Diego, Califórnia, USA, 2005. Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UEL. 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

MATEUS, E. F. (2023). UM ESBOÇO CRÍTICO SOBRE “PARCERIA” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21148

Edição

Seção

Artigos