A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Palavras-chave:
Trabalho docente, Trabalho coletivo, Trabalho colaborativo, Rede Municipal de Educação de Belo HorizonteResumo
Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.Downloads
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