A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Lídia Campos Gomes Boy UFMG/ FaE
  • Adriana Maria Cancella Duarte UFMG/ FaE

Palavras-chave:

Trabalho docente, Trabalho coletivo, Trabalho colaborativo, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Resumo

Este artigo apresenta a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre o trabalho coletivo entre docentes de uma rede pública municipal. A análise recai sobre estudos efetuados a respeito da dimensão coletiva do trabalho, que abarca a pluralidade conceitual desse termo, assim como a forma de trabalho colaborativo e os tipos de colaboração entre docentes. O material empírico foi obtido por meio de estudo documental e entrevistas realizadas com docentes em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados revelam distintas formas de se conceber e de se nomear o trabalho coletivo entre os docentes das escolas investigadas, cabendo ressaltar que foi possível constatar diferentes formas de colaboração, com objetivos diversos e consequências distintas. No contexto analisado, cada vez mais as práticas coletivas se tornam mais escassas e se traduzem em discussões de aspectos práticos, imediatos e de curto prazo que envolvem o trabalho docente.

Biografia do Autor

  • Lídia Campos Gomes Boy, UFMG/ FaE
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) e Membro do Grupo de Pesquisa: Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE/UFMG, filiado à Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente Rede Estrado (CLACSO).
  • Adriana Maria Cancella Duarte, UFMG/ FaE
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa: Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE, filiado à Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente Rede Estrado (CLACSO).

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE. (2023). Educação Em Revista , 30(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21151

Artigos Semelhantes

1-10 de 1347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.