POR UMA PEDAGOGIA LITERÁRIA DO “COMO SE”: EM TORNO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMG

Autores

  • Nabil Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Teoria da Literatura, crítica literária, ensino de literatura, pedagogia literária

Resumo

Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor no âmbito da graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição (2008-2013), experiência essa que, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura e na avaliação escolar/acadêmica de textos literários, bem como uma proposta de pedagogia literária derivada dessa compreensão – pedagogia aqui chamada, sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob [A filosofia do como se], de “Pedagogia do Como Se”.

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Biografia do Autor

Nabil Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e bacharel em Letras pela UFMG, mestre e doutor em Estudos Literários pela mesma instituição, na qual lecionou disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Suas publicações na área dos Estudos Literários incluem capítulos de livros e artigos em periódicos acadêmicos nacionais. No momento, organiza o volume A crítica literária e a função da teoria, a ser publicado pela Faculdade de Letras da UFMG.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Araújo, N. (2023). POR UMA PEDAGOGIA LITERÁRIA DO “COMO SE”: EM TORNO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMG. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21154

Edição

Seção

Artigos