Trabalhar com narrativas na investigação em educação

Autores

  • Maria Emília Caixeta de Castro Castro Lima UFMG e UNICAMP

Palavras-chave:

Investigação narrativa, experiência, formação de professores

Resumo

 No presente artigo discutimos questões tais como: O que se entende por investigação narrativa? Quais são os referenciais epistemológicos e teórico-metodológicos dessas pesquisas e suas implicações em termos de produtos dos conhecimentos gerados? Apresentamos um mapa das pesquisas narrativas feitas no país como modo de aproximação e reconhecimento da diversidade delas na formação e na pesquisa em educação. Identificamos quatro categorias: 1) narrativa como ressignificação da História; 2) narrativa (auto)biográfica; 3) narrativa de experiências planejadas para pesquisas; 4) narrativa de experiências do vivido. Explicitamos objetos, métodos e implicações. Destacamos o quarto tipo no qual se insere nossa experiência como pesquisadores e formadores. Nos valemos da visão de sujeito e de mundo de Bakhtin; da experiência narrativa em Larrosa e da narrativa e conselho em Benjamin. Sinalizamos algumas categorias de análise e extraímos lições sobre as pesquisas do vivido no processo de formação docente.

Biografia do Autor

  • Maria Emília Caixeta de Castro Castro Lima, UFMG e UNICAMP

    Professora Assistente da Faculdade de Educação da UFMG.

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UNicamp.

    Professor titula do IEL/Unicamp

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Trabalhar com narrativas na investigação em educação. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 12º de maio de 2025];31(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21174

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