Trabalhar com narrativas na investigação em educação
Palavras-chave:
Investigação narrativa, experiência, formação de professoresResumo
No presente artigo discutimos questões tais como: O que se entende por investigação narrativa? Quais são os referenciais epistemológicos e teórico-metodológicos dessas pesquisas e suas implicações em termos de produtos dos conhecimentos gerados? Apresentamos um mapa das pesquisas narrativas feitas no país como modo de aproximação e reconhecimento da diversidade delas na formação e na pesquisa em educação. Identificamos quatro categorias: 1) narrativa como ressignificação da História; 2) narrativa (auto)biográfica; 3) narrativa de experiências planejadas para pesquisas; 4) narrativa de experiências do vivido. Explicitamos objetos, métodos e implicações. Destacamos o quarto tipo no qual se insere nossa experiência como pesquisadores e formadores. Nos valemos da visão de sujeito e de mundo de Bakhtin; da experiência narrativa em Larrosa e da narrativa e conselho em Benjamin. Sinalizamos algumas categorias de análise e extraímos lições sobre as pesquisas do vivido no processo de formação docente.
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