O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Anne Louise Scarinci
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional docente, formação continuada, construtivismo, reflexão sobre a prática

Resumo

Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anne Louise Scarinci
    Professora da área de Ensino de Física (formação docente), Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 23º de junho de 2025];31(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188

Artigos Semelhantes

1-10 de 405

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.