O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Anne Louise Scarinci
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional docente, formação continuada, construtivismo, reflexão sobre a prática

Resumo

Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Louise Scarinci

Professora da área de Ensino de Física (formação docente), Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Scarinci, A. L., & Pacca, J. L. de A. (2023). O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188

Edição

Seção

Artigos