O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Autores/as

  • Anne Louise Scarinci
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo

Palabras clave:

desenvolvimento profissional docente, formação continuada, construtivismo, reflexão sobre a prática

Resumen

Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Anne Louise Scarinci
    Professora da área de Ensino de Física (formação docente), Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];31(2). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188