O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente

Autores/as

  • Anne Louise Scarinci
  • Jesuína Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo

Palabras clave:

desenvolvimento profissional docente, formação continuada, construtivismo, reflexão sobre a prática

Resumen

Um grande problema a ser enfrentado é de como concretizar ações de formação docente, que superem a dicotomia teoria-prática. Em um programa de desenvolvimento profissional docente com tais intenções, analisamos como o formador conduziu o aprendizado sobre o planejamento, e também o modo como foram concretizados os objetivos específicos e gerais do programa. Observamos que a emergência do tema veio de uma necessidade expressa pelo professor, através do relato de sua prática, e que a condução da discussão, pelo formador, pode ser descrita em quatro fases, desde a abertura de espaço para o surgimento do problema desencadeador, até um desfecho que sintetiza o conhecimento alcançado. O formador trabalhou a partir da prática docente dos professores participantes, iniciou os episódios de ensino pela atitude de ouvir o professor e manteve ações coerentes com a prática pedagógica desejada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anne Louise Scarinci

Professora da área de Ensino de Física (formação docente), Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Scarinci, A. L., & Pacca, J. L. de A. (2023). O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21188

Número

Sección

Artigos