ESTUDO SOBRE OS CURSOS FERROVIÁRIOS NOS ANOS 40 A 60 A PARTIR DE REVISTAS FERROVIÁRIAS

Autores

  • Sueli Soares dos Santos Batista
  • Maria Lucia Mendes de Carvalho

Palavras-chave:

História da Educação Profissional. Revistas Ferroviárias. Patrimônio industrial e educativo

Resumo

Ao estudarmos a concepção, implantação e extinção dos cursos ferroviários na educação profissional em São Paulo entre o início do século XX até os anos 60, encontramos uma série de lacunas na historiografia e mesmo na documentação. Percebe-se que estes cursos trouxeram  uma nova  experiência  na  formação  do  operariado,  pois  eram  administrados  e  financiados  por  setores industriais  e  estatais, passando a capacitação  profissional  a ser não  apenas  de responsabilidade privada, mas também recebendo apoio do poder público. Este artigo, além de pesquisa bibliográfica, apresenta leitura e análise da legislação e de artigos publicados pela Revista Nossa Estrada  e Revista Ferroviária sobre o tema. O artigo apresenta contribuição para os estudos a formação do trabalhador ferroviário nas estradas de ferro públicas a partir da extinção do CFESP mostrando a importância das revistas ferroviárias para a compreensão deste processo nos  anos 40 a 60.

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Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista

é graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora categoria Pleno II da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, professora pesquisadora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). É integrante do Projeto Memória Ferroviária (1867-1971), em parceria com a Unesp-Rosana e financiado pela Fapesp. Realizou pós-doutorado pesquisando sobre infância e tecnologia no Departamento de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Jundiaí. Atualmente leciona as disciplinas de Gestão do Patrimônio Cultural, Métodos para Produção de Conhecimento e Inovação e Empreendedorismo. É integrante do grupo de interlocutores no Centro Paula Souza do Programa Patrimônio em Rede. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Participa do Grupo de Estudos de História e Memória da Educação Profissional e também do recém-criado Núcleo de Estudos de Currículo Escolar em Educação Profissional (ambos grupos vinculados à Unidade de Ensino Técnico - Centro Paula Souza

Maria Lucia Mendes de Carvalho

Maria Lucia Mendes de Carvalho Mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1989) e Doutoranda em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável na Faculdade de Engenharia Agricola da Universidade Estadual de Campinas (2010). Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1980), Engenheira Agricola pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (1980), e Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1981). Atuou em Centros de Pesquisas das Indústrias Químicas: Rhodia, Aquatec e Oxiteno, como pesquisadora e, posteriromente, gerente de pesquisa e desenvolvimento (1981 a 1995). É professora coordenadora de projetos no Centro Paula Souza, coordenando dois grupos de estudos e pesquisas: Educação e Segurança Alimentar e Nutricional (GEPESAN) e Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, e de História da Alimentação e Nutrição. Organizou os livros Cultura, Saberes e Práticas (2011) e Patrimônio, Currículos e Processos Formativos (2013)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Batista, S. S. dos S., & Carvalho, M. L. M. de. (2023). ESTUDO SOBRE OS CURSOS FERROVIÁRIOS NOS ANOS 40 A 60 A PARTIR DE REVISTAS FERROVIÁRIAS. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21198

Edição

Seção

Artigos