A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS

Autores

  • Carine Bueira Loureiro Instituto Federal Rio Grande do Sul
  • Maura Corcini Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

tecnologias digitais na educação, discurso, governamento, governamentalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar, por meio de discursos que propagam o uso das tecnologias digitais (TD) nas escolas públicas, a forma como é disseminado o uso das ferramentas digitais na educação escolarizada. Análises empreendidas nos documentos relativos ao Projeto EDUCOM, ao Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e ao Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) constituem o corpus da pesquisa. Pela pesquisa e as discussões aqui empreendidas, demonstra-se que os discursos mobilizados por meio das políticas supracitadas criam as condições de possibilidade para a condução eletrônica das condutas e operam na constituição de sujeitos, cujo comportamento deve afinar-se com as condições de vida próprias da Contemporaneidade. A problematização aqui apresentada é de inspiração foucaultiana, e foram utilizadas como ferramentas conceituais as noções de discurso, governamento e governamentalidade.

Biografia do Autor

  • Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em Matemática. Professora dedicação exclusiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação e professora dos Cursos de Licenciatura do IFRS Campus Bento Gonçalves.
  • Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutorado (2002) e Mestrado (1997) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista (1994) e Graduada em Educação Especial (1993) pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou estudos de pós-doutorado (bolsa Capes) na Universidade de Lisboa (2012). Pesquisadora Produtividade Pesquisa N2- CNPq. É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas As pesquisas que desenvolve abordam os temas da inclusão, do currículo, das diferenças na escola e da educação de surdos. Problematiza o caráter in/excludente das práticas e do currículo escolar. Parecerista e membro de comitês consultivos de diferentes revistas na área da Educação. Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e vice-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq). Tem experiência docente em escolas regulares e de educação de surdos, bem como nos diferentes níveis de ensino (educação infantil, fundamental e superior)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS. (2023). Educação Em Revista , 31(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21206

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