Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
Palavras-chave:
psicanálise e educação, pesquisa-intervenção, violência nas escolas, afetos, autoridade.Resumo
O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.
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