Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores

Autores

  • Marília Etienne Arreguy Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense; Association Internationale Interactions de la Psychanalyse
  • Luciana Gageiro Coutinho Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

psicanálise e educação, pesquisa-intervenção, violência nas escolas, afetos, autoridade.

Resumo

O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.

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Biografia do Autor

Marília Etienne Arreguy, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense; Association Internationale Interactions de la Psychanalyse

Professora adjunta III da Faculdade de Educação da UFF; Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação; pesquisadora do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) / UFF / CNPQ; psicóloga pela UFMG - Iniciação Científica (O ciúme entre irmãos na psicanálise / projeto 2: Memória e recalcamento em Freud); mestre pela PUC-Rio (Dissertação: O ciúme amoroso nas narrativas psicanalítica e literária); doutora pelo IMS/UERJ e pela Université de Paris Diderot (tese: Os crimes no triângulo amoroso: violenta emoção e paixão na interface de psicanálise e direito penal); especialista em tradução de língua francesa pela Faculdade de Letras da UFF (monografia: Deslizamentos linguageiros da palmatória: a diferença na relação professor aluno); participante do Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Pesquisa atualmente sobre Violência, trauma e passagem ao ato nas Escolas; a escuta psicanalítica no contexto das aprendizagens;

Luciana Gageiro Coutinho, Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense

Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Psicanalista membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro; pesquisadora do NIPIAC - UFRJ e do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) - UFF; Professora de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense;

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Arreguy, M. E., & Coutinho, L. G. (2023). Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21208

Edição

Seção

Artigos