Considerações sobre afetos e violências no espaço escolar: conversações com professores
Palavras-chave:
psicanálise e educação, pesquisa-intervenção, violência nas escolas, afetos, autoridade.Resumo
O artigo trata da práxis psicanalítica no contexto educacional. No modelo da “pesquisa-intervenção”, as autoras ofereceram encontros de conversação a professores(as) de uma escola da rede pública, realizando cerca de 15 encontros. Procurou-se incentivar a fala livre e a troca discursiva entre os pares, no intuito de se elaborar situações conflitivas geradas no cotidiano escolar, sobretudo aquelas relacionadas aos afetos, à violência e às querelas da autoridade. Entrelaçando ensino, pesquisa e extensão, analisa algumas categorias recorrentes na fala dos(as) professores(as), de modo a levantar e elucidar pontos críticos em relação à ação e reflexão dos educadores a respeito da violência “de que” e/ou “a que” são sujeitos nos dias atuais. A partir da análise desse material, o artigo aborda também a questão dos conflitos no espaço escolar relacionando-os ao modo de funcionamento social e institucional mais amplo em que estão arraigados.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.