Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso

Autores

  • RODRIGO RIBEIRO PAZIANI
  • HUMBERTO PERINELLI NETO

Palavras-chave:

Cinema, Ensino de História e Geografia, Formação Docente

Resumo

A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem cinematográfica com a formação docente e as práticas de ensino de História e Geografia em cursos de Licenciatura. Alguns dos problemas fundamentais da educação estão relacionados aos usos das tecnologias e linguagens audiovisuais e como mobilizar e construir novos saberes em meio aos processos formativos dos alunos. Nossas reflexões, baseadas na educação dialógica de Paulo Freire, estarão focalizadas nas possibilidades de construção de novos conhecimentos e vivências, através de experiências e estudos de caso que envolvem a produção de vídeos/curtas metragens, com destaque para dois casos ocorridos na região Noroeste do Estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RODRIGO RIBEIRO PAZIANI

Colegiado de História da Unioeste. Área: Metodologia e Prática de Ensino de História.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

PAZIANI, R. R., & PERINELLI NETO, H. (2023). Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21218

Edição

Seção

Artigos