REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Luiza Lana Gonçalves-Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Celeste Fernandes de Souza Universidade Federal de Sergipe - UFSE
  • Regina Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação integral, Programa Mais Educação, Corpo

Resumo

Ao se problematizar o paradigma cartesiano, o corpo tem sido objeto de atenção no campo educacional; e no cenário atual que acena para a ampliação da jornada escolar, esta é uma questão pertinente. Este artigo, de cunho bibliográfico, tem como propósito contribuir com esse debate ao buscar na proposição de corporeidade proposta por Merleau-Ponty, elementos para analisar a concepção de corpo presente nos movimentos de educação integral no país e no Programa Mais Educação. As conclusões da análise propiciam refletir que a cisão corpo/mente permanece nesses movimentos; e nas proposições do Mais Educação, vislumbram-se avanços em direção à corporeidade. Entretanto, a educação integral não pode estruturar-se na junção de atividades curriculares nas propostas de ampliação do tempo escolar, mas deve propiciar uma visão integral dos discentes, razão de elencarmos argumentos em favor da corporeidade apreendente como possível fundamento para experiências educacionais de tempo integral.

 

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Biografia do Autor

Luiza Lana Gonçalves-Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Curso de Educação Física do Centro de Ciências Humanas e Sociais

Maria Celeste Fernandes de Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFSE

Pos Doutorado em Educação

Regina Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Departamento de Ciências do Esporte do Instituto de Ciências da Saúde

Professora dos Programas de Mestrado em Educação e em Educação Física

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

Departamento de Ciencias do Esporte do Instituto de Ciências da Saúde

Professor dos Programas de Mestrado em Educação e em Educação Física

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Gonçalves-Silva, L. L., de Souza, M. C. F., Simões, R., & Moreira, W. W. (2023). REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21237

Edição

Seção

Artigos