A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação
Palavras-chave:
adolescentes em conflito com a lei, medidas socioeducativas, desigualdade educacional, desigualdade social.Resumo
O artigo analisa os processos histórico-sociais que conferem sentido à frequente hostilidade das instituições escolares em relação a adolescentes autores de ato infracional. Tal inamistosidade se materializa em dois mal-estares característicos do percurso escolar desses indivíduos. No primeiro, anterior à infração, o adolescente, por se encontrar em um ambiente educativo adverso, protagoniza episódios de desinteresse, insucesso e evasão escolar. No segundo, posterior à sua autuação, é compelido a retornar à escola, onde vivencia experiências de rejeição, discriminação e hostilização. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes advém desta classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.