Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964)
Palavras-chave:
educação - secundária- história- excelênciaResumo
O texto busca analisar a construção social da excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede em 1956 e a criação de sedes anexas(para ampliação do acesso à instituição) e o fim do regime democrático em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição.
Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e professores daquele período, busca-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição
Verifica-se a produção de uma memória coletiva de distinção da instituição, corpo docente e discente, definidora da identidade e trajetória na vida adulta dos alunos
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