Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964)

Autores

  • aleluia Heringer teixeira Colégio Santo Agostinho
  • Maria Cristina Soares Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação - secundária- história- excelência

Resumo

O texto busca analisar a construção social da excelência no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, escola pública de referência no ensino secundário de Minas Gerais. Foi contemplado o período entre a implantação da nova sede em 1956 e a criação de sedes anexas(para ampliação do acesso  à instituição) e o fim  do regime democrático em 1964. Tais acontecimentos marcaram uma ruptura com as representações de excelência e liberdade, elementos identitários da instituição.

Tendo como fontes dados de matrícula, aprovação e caracterização social dos alunos, jornais de época e entrevistas com ex-alunos e professores daquele período, busca-se analisar como a excelência do ensino e o autogoverno do aluno na gestão  da aprendizagem definiram-se como características distintivas da instituição

Verifica-se a produção de uma memória coletiva de distinção da instituição, corpo docente e discente, definidora da identidade e trajetória na vida adulta dos alunos 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Soares Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Formação: graduação em Psicologia(1983), mestrado em Educação e Ciências Sociais (1990), doutorado em História da Educação (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais , pós- doutorado em História da Educaçao pela Universidade de Lisboa(2005) . Atuação profissional: Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós- Graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educaçao da UFMG (GEPHE), pesquisadora I-D do CNPq. Áreas de pesquisa: 1. História da Educação: a. história da infancia, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da formação e profissionalizaçao docente. 2.Estudos da infância: a. Infância e cultura b. Produção cultural para criança

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

teixeira, aleluia H., & Gouvêa, M. C. S. (2023). Colégio Estadual Central: auto governo e produção social da excelência no ensino secundário ( Belo Horizonte 1956/1964). Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21240

Edição

Seção

Artigos