CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira Departamento de Metodologia do Ensino - Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.
  • Leonardo Augusto Charreu Departamento de Artes Visuais - Centro de Artes e Letras - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Palavras-chave:

pesquisa, metodologia, educação, artes

Resumo

Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research, (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes, (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes, (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research, (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de ‘investigação baseada nas artes’. Inicialmente detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de ‘voz’ para posteriormente tratar da ‘investigação baseada nas artes’, seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Departamento de Metodologia do Ensino - Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Departamento de Metodologia do Ensino - Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Educação, PPGE, UFSM.

Leonardo Augusto Charreu, Departamento de Artes Visuais - Centro de Artes e Letras - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Departamento de Artes Visuais - Centro de Artes Visuais - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação, PPGE, UFSM.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Oliveira, M. O. de, & Charreu, L. A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ‘INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES’ E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21244

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.