Analisando o jogo a partir da conceituação de professores de educação física.
Palavras-chave:
Jogo, Educação Física Escolar, Lúdico.Resumo
Objetivamos identificar e analisar como professores, participantes da formação continuada da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, conceituam Jogo. Nosso estudo foi de abordagem qualitativo-descritiva, documental e de campo através da aplicação de um questionário aberto e os dados tratados por análise de conteúdo. Identificamos diferentes conceitos acerca do jogo, e analisamos o jogo na proposta curricular oficial da Rede, a qual se fundamenta na Abordagem Crítico-Superadora. A maioria dos professores entende a partir de conceitos funcionais (ferramenta para o ensino e como contribuição para formação humana), tendo como principal categorização o lúdico. Entretanto outras categorias surgiram: a coordenação motora, a interação/competição, o esporte, regras, formação do indivíduo. Concluímos que uma proposta curricular é uma importante referência conceitual para o professor e sua prática pedagógica. No entanto este professor também exerce certa autonomia ao entender e ensinar os conteúdos, como o caso do jogo, terminando por apresentar incongruências conceituais.
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