Analisando o jogo a partir da conceituação de professores de educação física.

Autores

  • Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira Escola Superior de Educação Física (ESEF) - Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ricardo Bezerra Torres Lima Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);
  • Marcílio Souza Júnior Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);

Palavras-chave:

Jogo, Educação Física Escolar, Lúdico.

Resumo

Objetivamos identificar e analisar como professores, participantes da formação continuada da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, conceituam Jogo. Nosso estudo foi de abordagem qualitativo-descritiva, documental e de campo através da aplicação de um questionário aberto e os dados tratados por análise de conteúdo. Identificamos diferentes conceitos acerca do jogo, e analisamos o jogo na proposta curricular oficial da Rede, a qual se fundamenta na Abordagem Crítico-Superadora. A maioria dos professores entende a partir de conceitos funcionais (ferramenta para o ensino e como contribuição para formação humana), tendo como principal categorização o lúdico. Entretanto outras categorias surgiram: a coordenação motora, a interação/competição, o esporte, regras, formação do indivíduo. Concluímos que uma proposta curricular é uma importante referência conceitual para o professor e sua prática pedagógica. No entanto este professor também exerce certa autonomia ao entender e ensinar os conteúdos, como o caso do jogo, terminando por apresentar incongruências conceituais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Escola Superior de Educação Física (ESEF) - Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutorando e Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Professor da ESEF-UPE. Membro do ETHNÓS.

Ricardo Bezerra Torres Lima, Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutorando e Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Membro do ETHNÓS.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003); Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Membro do ETHNOS.

Marcílio Souza Júnior, Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB);

Livre-Docente pela UPE. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor da Graduação da ESEF-UPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB); Pós-Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Membro do ETHNOS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Oliveira, R. F. C. de, Lima, R. B. T., Gomes-da-Silva, P. N., Melo, M. S. T. de, & Júnior, M. S. (2023). Analisando o jogo a partir da conceituação de professores de educação física. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21263

Edição

Seção

Artigos