A governança em rede na regulação da educação básica mineira: quem governa o quê?

Autores

  • Zara Figueiredo Tripodi Universidade de São Paulo.
  • Sandra Zákia Lian Sousa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Política educacional. Governança em rede. Educação básica. Regulação.

Resumo

O propósito deste texto é examinar a lógica da governança em rede que vem sendo tecida nas políticas educacionais em Minas Gerais, no âmbito da educação básica, em decorrência do aprofundamento dos mecanismos gerenciais utilizados nas reformas estatais. Para tanto, toma-se como referência os resultados de pesquisa documental que examinou o processo de instituição da agenda contratual na educação mineira e o seu aprofundamento com a abordagem do “Estado em Rede”, abrangendo o período de 2003 a 2014. As evidências encontradas indicam que as modificações ocorridas, principalmente com a introdução da figura das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Púbico, concorreram para uma alteração na forma de atuação do Estado, relativamente à educação básica, reordenando o seu papel, que passa a ser de regulador da regulação, caracterizando, assim, uma “metagovernança”. Conclui-se apontando tensões que a abordagem em rede traz para a concretização de valores públicos como igualdade e cidadania. 

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Biografia do Autor

Zara Figueiredo Tripodi, Universidade de São Paulo.

Pós-doutoranda no Centro de Estudos da Metrópole, da USP. Departamento de Ciências Políticas

Sandra Zákia Lian Sousa, Universidade de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Figueiredo Tripodi, Z., & Zákia Lian Sousa, S. (2023). A governança em rede na regulação da educação básica mineira: quem governa o quê?. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21264

Edição

Seção

Artigos