O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.

Autores

  • Carla Vaz dos Santos Ribeiro
  • Denise Bessa Leda

Resumo

Este estudo analisa o processo de reconfiguração das IFES a partir da Reforma do Estado de 1995 e, em especial, os limites e as possibilidades de enfrentamento das adversidades vivenciadas pela categoria docente, provenientes das amarras impostas pelo modelo gerencialista. Identifica a cultura acadêmica como indutora de práticas predominantemente pragmáticas e competitivas, como também propiciadora do individualismo, da rivalidade entre os pares e da consequente fragilização do coletivo. Análises teóricas são articuladas às entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de instituições federais de ensino superior. Constata que o docente, imerso nessa cultura, tende a naturalizar essa lógica empreendedora e considerar de modo acrítico e idealizado o espaço acadêmico, como um lugar que favorece vivências de autonomia, criação e realização profissional. Nessa perspectiva o professor pode não perceber a captura da sua subjetividade e apresentar dificuldades na busca do enfrentamento das condições adversas, colocando, portanto, em risco a sua saúde.   

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Biografia do Autor

Carla Vaz dos Santos Ribeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1987), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora adjunta da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, saúde do trabalhador, sentido do trabalho, prazer e sofrimento no trabalho e trabalho docente. Membro do Observatório da Educação sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Ribeiro, C. V. dos S., & Leda, D. B. (2023). O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS