EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Samoão Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará
  • Márcia Mariana Bittencourt Brito
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva

Palavras-chave:

Educação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores.

Resumo

O artigo apresenta o Movimento da Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará, com foco de análise nas lutas pelo direito à Educação dos sujeitos do campo, destacando o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), como uma política permanente neste processo. Esta discussão se insere no estudo sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil que investiga a Educação Superior do Campo. Nosso objetivo foi analisar a implementação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, em que analisamos o contexto de implantação do PROCAMPO no Brasil e no Estado do Pará, para isso consideramos as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação do Curso.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Hage, S. M., Brito, M. M. B., & Silva, H. do S. de A. (2023). EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS