A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO

Autores

  • Renata Luiza da Costa Instituto Federal de Goiás - campus Inhumas
  • José Carlos Libâneo PUC-Goiás

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica, Mediação, Educação a distância.

Resumo

 

Este artigo traz reflexão sobre a mediação docente em cursos técnicos a distância e suas relações com a formação do egresso. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1931, 2007; DAVYDOV, 1988), nos conceitos de mediação pedagógico-didática e mediação instrumental de Lenoir (2014), foi feito estudo de caso com três cursos técnicos a distância da rede federal. Foi observado que as condições de trabalho apresentadas não poderiam sustentar outra forma de mediação docente senão a instrumental, pois são mínimas em recursos pedagógicos, infraestruturais e humanos. A dificuldade mais citada pelos alunos foi a ausência de mediação didática por um professor que domine o conteúdo. Atividades centrais da mediação docente como dúvidas de conteúdo e orientação em tarefas ficam relegadas a tutores de áreas diversas. Concluiu-se que a mediação docente e a estrutura pedagógica dos cursos analisados não sustenta formação integral, apontando mais para interesse em adequar políticas brasileiras à recomendações internacionais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Goiás - campus Inhumas

Doutora em Educação (PUC Goiás) com estágio doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá, sob a direção do prof. Yves Lenoir. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação (Universidade Federal de Goiás). Bacharel em Análise de Sistemas pela (UNIVERSO). Pesquisadora do Kadjót - Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Integrante do grupo de pesquisa NETI (Núcleo de Estudos em Tecnologias da Informação). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), desde 2008. Linhas de pesquisa: Educação e Tecnologias; Educação a Distância; Educação Profissional Técnica; Desenvolvimento de Sistemas.

José Carlos Libâneo, PUC-Goiás

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutor pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Costa, R. L. da, & Libâneo, J. C. (2023). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21285