O debate da política curricular (1996-2006): uma análise a partir da Teoria do Discurso

Autores

  • Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG

Palavras-chave:

Política curricular. Demandas. Hegemonia.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa cujo objeto de estudo é o debate da política curricular para a formação de professores e os sentidos do Estágio Supervisionado (1996-2006). Trabalhamos com a teoria do discurso de Ernesto Laclau defendendo que tal debate é um campo de articulação discursiva e disputas de projetos de sociedade, educação, formação e currículo. O campo de estudo é a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE - e o Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação. O corpus analítico é constituído pelas definições curriculares do MEC/CNE, no período 2001-2006, e pelos documentos das entidades acadêmicas educacionais reunidas em torno da Anfope, no período 1996-2006. Construímos um método de análise com base na teoria do discurso para analisar o referido debate na perspectiva da desconstrução/problematização dos discursos, demonstrando como se opera a sua hegemonização.

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Biografia do Autor

Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG

Professora Adjunta do Departamento de Educação, curso de Pedagogia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns/PE.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Costa Lima Corrêa de Araújo, K. (2023). O debate da política curricular (1996-2006): uma análise a partir da Teoria do Discurso. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21288