Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil

Autores

  • Eduardo Caliendo Marchesan Departamento de filosofia - USP

Palavras-chave:

educação, relação educação-trabalho, escolas, história da educação no Brasil

Resumo

Apresentando cinco temas centrais no debate sobre a relação educação-trabalho no Brasil, este artigo dá relevo ao fundamento sobre o qual tais temas estão assentados. Tais temas – a teoria do capital humano; a escola como reprodução; a dualidade estrutural da educação; a perspectiva marxista sobre o papel do trabalho na escola; e a crise do trabalho – ganham evidência a partir da década de 1970 fundados numa nova possibilidade que emerge no discurso educacional: o mundo do trabalho pode, ou deve, impor demandas à escola nacional, alterando sua organização e suas práticas. A tese defendida circunscreve o objeto partilhado por este campo e diz que a possibilidade mencionada é precisamente aquilo a que se dá o nome de educação para o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Caliendo Marchesan, Departamento de filosofia - USP

Pós doutorando do departamento de filosofia da USP (FFLCH - USP)

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Caliendo Marchesan, E. (2023). Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289