LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen Fundação Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Centro de Educação
  • Ana Carolina Nazaro FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

línguas adicionais, línguas de imigração, educação básica, Mircrorregião de Blumenau

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir dados parciais de uma pesquisa mais abrangente que buscou analisar a oferta de línguas adicionais na educação básica em um cenário marcado historicamente pela interculturalidade, a Microrregião de Blumenau, Santa Catarina. Estudos anteriores já apontaram a presença de línguas de imigração nessa região, o que justifica a necessidade de se traçar um perfil das línguas oferecidas no currículo escolar dos sistemas públicos de ensino. Os procedimentos metodológicos incluíram um levantamento de dados nos quinze municípios que compõem a referida região, por meio de um questionário. A partir desse levantamento foi possível conhecer a situação de cada município no tocante às línguas oferecidas nas escolas e as recentes políticas linguísticas locais. A análise dos registros indica o pouco investimento nas línguas de imigração ainda presentes na Microrregião, bem como a necessidade de se discutir o papel da escola diante do plurilinguismo na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Centro de Educação

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Ana Carolina Nazaro, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Bolsista de iniciação científica e licencianda em Letras na FURB.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Fritzen, M. P., & Nazaro, A. C. (2023). LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21293