A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também para o desenvolvimento social, cujo qual é um aspecto de suma importância frente a convivência em sociedade. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cenário e sabendo então da incipiente investigação sobre o tema na esteira das ciências sociais, o presente texto tem como desiderato contextualizar o papel da infância e de suas atividades, tais como o brincar e o jogar, no contexto do processo civilizador e também partir de outros referenciais teóricos do sociólogo alemão Norbert Elias.

Biografia do Autor

  • Vinicius Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Publicado

2023-05-30

Como Citar

A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294

Artigos Semelhantes

71-80 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.