A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS

Autores

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também para o desenvolvimento social, cujo qual é um aspecto de suma importância frente a convivência em sociedade. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cenário e sabendo então da incipiente investigação sobre o tema na esteira das ciências sociais, o presente texto tem como desiderato contextualizar o papel da infância e de suas atividades, tais como o brincar e o jogar, no contexto do processo civilizador e também partir de outros referenciais teóricos do sociólogo alemão Norbert Elias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Publicado

30-05-2023

Como Citar

1.
A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294