BENZER, ORAR E EDUCAR: PERCURSOS DE UMA CURADORA DA AMAZÔNIA

Autores

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marcio Barradas Sousa

Palavras-chave:

Educação, Benzedura, Saberes.

Resumo

O artigo analisa a benzedura como prática educativa a partir da experiência de uma curadora evangélica, cuja prática se assenta no enfrentamento de doenças físicas e espirituais, no ensino de terapêuticas e da doutrina evangélica. O quilombo de Abacatal no Pará é o lócus de seu atendimento, espaço de circulação de saberes. A experiência de Dona Dionéia revela a benzedura como premissas para pensarmos o processo educativo sobre o qual assenta sua prática. Teoricamente, o artigo situa-se na interface entre educação e antropologia. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa do tipo etnográfico sob a metodologia da História oral. A prática educativa de Dona Dionéia mobiliza saberes ambientais, medicinais, espirituais e corporais. Assim, homens e mulheres aprendem a partir da observação que fazem do rito de cura, na escuta das orações e terapêuticas, na imitação da técnica de produção e (re) criação do remédio, configurando uma pedagogia do cotidiano.

Biografia do Autor

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
    Drª. em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP) com Pós-Doutoramento (CES-UC-PT), Profª. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Coord. do GP História da Educação na Amazônia (GHEDA).
  • Marcio Barradas Sousa

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará; Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (IEP/UEPA); Especialista em Ensino de História do Brasil (Faculdade Ipiranga)

Publicado

2023-05-30

Como Citar

1.
BENZER, ORAR E EDUCAR: PERCURSOS DE UMA CURADORA DA AMAZÔNIA. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 22º de abril de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21298

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