O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores

  • Neusa Denise Marques de Oliveira UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Palavras-chave:

Gestão escolar, Equipe diretiva escolar. Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes   diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as)  e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

                                     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Denise Marques de Oliveira, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

 possui Mestrado  em educação pela  Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Especialização em Psicopedagogia e graduação em Pedagogia/habilitação em orientação educacional. Atualmente é pedagoga/orientadora educacional, coordenadora do Núcleo Pedagógico no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, e integrante da equipe multidisciplinar do Atendimento Educacional Especializado. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente (GETRAFOR).

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Possui doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Oliveira, N. D. M. de, & Cordeiro, A. F. M. (2023). O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300