Gramsci, as Revistas, o Intelectual e a Educação

Autores

  • Egberto Pereira dos Reis Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e Fundação Educacional Vida Cristã (FUNVIC)

Palavras-chave:

Gramsci, Princípio Educativo, Guerra de Posição, Revistas

Resumo

Neste artigo, abordamos a forma como Gramsci compreendeu o importante papel dos periódicos, principalmente, as revistas como meio difusor de uma nova concepção de mundo na vida do operariado e do povo em geral. Para que os periódicos atinjam seus objetivos, é necessário que se estabeleça o princípio educativo, em que intelectuais orgânicos e subalternos da sociedade estabelecem a troca de saberes. Assim, constatamos que o intercâmbio educacional, dá se dentro das revistas, como ocorreu com os periódicos L’Ordine Nuovo e Il Grido, que, segundo Gramsci, foram decisivos para que o operariado de seu tempo pudesse compreender a própria realidade e os mecanismos de exploração da classe dominante. Desta forma, se estabelece a chamada guerra de posição, isto é, as batalhas que são travas nas revistas e na sociedade civil em busca da hegemonia e, consequentemente, da reforma intelectual e moral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Reis, E. P. dos. (2023). Gramsci, as Revistas, o Intelectual e a Educação. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21301