GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Gisele Marcia Oliveira Freitas Universidade do Estado da Bahia (UNE)
  • Társio Ribeiro Cavalcante Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu.
  • Antonio Amorim Amorim Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Kátia Siqueira Freitas Universidade Católica de Salvador (UCSAL) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Gestão da educação. Educação de Jovens e Adultos. SESI-Bahia.

Resumo

Este artigo resultou de pesquisa qualitativa sobre as práticas da gestão da educação de jovens e adultos (EJA), oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no estado da Bahia. O objetivo foi investigar, a partir dos olhares de sujeitos envolvidos, como ocorria a gestão nesse contexto e qual o estilo dominante. Os pesquisados declararam entender que a participação nas práticas gestora e pedagógicas é fundamental para o estabelecimento de ações gestoras, democráticas e participativas. A análise dos dados revelou a importância: a) da sinergia entre os pares, b) das relações interpessoais, c) da valorização da equipe, d) do trabalho cooperativo, e) da afetividade, f) do envolvimento na gestão e no processo ensino aprendizagem e g) da liderança participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Marcia Oliveira Freitas, Universidade do Estado da Bahia (UNE)

É integrante da Rede de Especialistas Ibero Americana de Conhecimento e Inovação da Fundación CEDDET, possui mestrado em Formação de Professores de Espanhol pela Universidad de Alcalá (UAH), mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), licenciada em Pedagogia e em Letras/Espanhol.  Atuou como consultora na Fundación CEDDET e na Escuela Virtual del MERCOSUR, realizou conferências no Brasil e no exterior sobre formação de professores para o uso das tecnologias na sala de aula e estudos de benchmarking em escolas públicas de Madrid/Espanha e Ciudad de México/México. É assessora de educação de jovens e adultos e coordenadora pedagógica de educação a distância do Serviço Social da Indústria (SESI) Bahia; Bolsista CAPES como Professora Pesquisadora no Curso de Letras Espanhol da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Universidade Aberta do Brasil (UAB); integrante do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos. 

Társio Ribeiro Cavalcante, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu.

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa, atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu.

Antonio Amorim Amorim, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho (1990), graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, professor do mestrado em eja da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, eja, gestão escolar, educação de jovens e adultos. e educação de jovens e adultos.

Kátia Siqueira Freitas, Universidade Católica de Salvador (UCSAL) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Letras (1968) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia- UFBA-(1975), mestrado em Curriculum e Instrução - The Pennsylvania State University (1979), doutorado (1982) e pós-doutorado (1986) em Administração da educação- Educational Administration - The Pennsylvania State University. Professora pesquisadora da Universidade Católica de Salvador -UCSAL- Programa de Mestrado e Doutorado em Políticas Sociais e Cidadania.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Freitas, G. M. O., Cavalcante, T. R., Amorim, A. A., & Freitas, K. S. (2023). GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21304