As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a Diferença?

Autores

  • MAURO CEZAR COELHO Universidade Federal do Pará
  • Wilma Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de História, Lei 10.639/03, Currículo,

Resumo

O artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados.

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Biografia do Autor

MAURO CEZAR COELHO, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de História.

Wilma Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de História.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

COELHO, M. C., & Baía Coelho, W. N. (2023). As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a Diferença?. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21307

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