Professores e alunos no facebook: a colaboração como forma de potencializar a agência

Autores

Palavras-chave:

Grupos online, agência colaborativa, expansão, teoria da atividade, colaboração

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever como professores e alunos se tornam agentes colaborativos utilizando grupos online no Facebook. Para compreendermos como tal processo ocorre, este artigo segue os princípios da Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural (TASCH) (Leontiev, 1978; Vygotsky, 1987; Engeström, 2015) e está metodologicamente baseado na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 1998). Os dados utilizados foram coletados do feed de notícias de seis grupos no Facebook, sendo um grupo de professores e cinco grupos de professor-alunos, e de questionários, que foram respondidos pelos professores e alunos em momentos distintos. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos do interacionismo sócio discursivo (Bronckart, 1999) e da análise de conversação (Kerbrat-Orecchioni, 2006). Os resultados das análises sugerem que os participantes apresentam uma evolução em relação à agência, e que devido ao caráter colaborativo da pesquisa, foi possível expandir as atividades além dos objetivos iniciais da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rezende da Cunha Júnior, Vrije Universiteit Amsterdam

Bolsista de doutorado da CAPES na Vrije Universiteit Amsterdam, com foco no uso de redes sociais com fins educacionais. Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Sapucaí (2006) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente no seguinte tema: uso de redes sociais na escola.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Cunha Júnior, F. R. da. (2023). Professores e alunos no facebook: a colaboração como forma de potencializar a agência. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21317