QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE

Autores

Palavras-chave:

pesquisa, entrevistas por e-mail, educação, assexualidade, diversidade sexual

Resumo

Com base em uma pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso da entrevista por e-mail como instrumento metodológico. Com o objetivo de alcançar as pessoas autoidentificadas como assexuais – localizadas em diferentes regiões, estados e municípios do Brasil – a investigação que deu origem a este artigo utilizou o e-mail como ferramenta. Este artigo apresenta os desafios para a realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal e também expõe as vantagens de sua utilização sob dois aspectos principais. Em primeiro lugar, ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, e em segundo lugar, ao tornar possível a participação de pessoas que, por diferentes motivos – como a timidez, o desejo por anonimato, a preservação da privacidade, por exemplo –, não concederiam a entrevista presencialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Pereira Vianna, FEUSP

Possui Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), Doutorado em Educação (1999) e Livre Docência (2011), ambos pela Universidade de São Paulo.Defendeu a Livre Docência em 2011 e é Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Em 2008-2009, esteve na Espanha (UAM-Madri) como professora visitante do Departamento de Sociologia e realizando pesquisa de Pós-Doutoramento. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando os seguintes temas: relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado nas áreas de Estado, Sociedade e Educação (FEUSP), de Sociologia da Educação (FEUSP) e de Direitos Humanos (FDUSP). É integrante da Área de Educação e Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Foi Vice-chefe (2012-2013), Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2013). Foi Editora Editora Chefe da revista Educação e Pesquisa (até 2016) e é líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Elisabete Oliveira, Fundação Carlos Chagas

Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa sociologia da educação. Mestre em Educação pela mesma universidade (2007). Graduada em Pedagogia e Letras. Especializações em Gramática da Língua Inglesa e Produção, Análise e Interpretação de Textos. Pesquisadora nas áreas de educação, sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual e juventude.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Vianna, C. P., & Oliveira, E. (2023). QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21318