QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE
Palavras-chave:
pesquisa, entrevistas por e-mail, educação, assexualidade, diversidade sexualResumo
Com base em uma pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso da entrevista por e-mail como instrumento metodológico. Com o objetivo de alcançar as pessoas autoidentificadas como assexuais – localizadas em diferentes regiões, estados e municípios do Brasil – a investigação que deu origem a este artigo utilizou o e-mail como ferramenta. Este artigo apresenta os desafios para a realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal e também expõe as vantagens de sua utilização sob dois aspectos principais. Em primeiro lugar, ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, e em segundo lugar, ao tornar possível a participação de pessoas que, por diferentes motivos – como a timidez, o desejo por anonimato, a preservação da privacidade, por exemplo –, não concederiam a entrevista presencialmente.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.