Jovens, Midiatização da Leitura e Narrativas de sentido: implicações para a escola

Autores

  • Cirlene Cristina Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcial Maçaneiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Palavras-chave:

Leitura, Midiatização, Juventudes, narrativas mitológicas, Escola

Resumo

Partindo de uma pesquisa de campo, os autores tecem uma análise sobre a midiatização da leitura e a preferência juvenil por narrativas mitológicas, hoje reeditadas em livros, filmes e séries televisivas, com suas extensões online. A análise destaca os novos suportes e protocolos de leituras entre os jovens; a diversidade e interação disponibilizadas pela leitura midiatizada; os efeitos da midiatização nos modos de ler dos jovens; e a relação de sentido entre as obras épico-mitológicas e a condição juvenil contemporânea. O artigo se encerra com indicações para a educação escolar: a oferta de mediadores entre os textos jovens-alunos  da parte da escola a relação entre novas tecnologias de comunicação e a pedagogia, a importãncia do ofício da lição na relação com os jovens-alunos midiatizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirlene Cristina Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG - Belo Horizonte). Mestre em Comunicação Social pela mesma Universidade. Pós-graduada em Comunicação e cultura pela PUC-SP. Professora do Ensino Médio, Membro do Observatório da Juventude da FAE-UFMG.

Marcial Maçaneiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG - Roma). Mestre em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE - Belo Horizonte). Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUC-PR, no Programa de Pós-graduação em Teologia. Pesquisador do Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso da PUC_PR.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Sousa, C. C., & Maçaneiro, M. (2023). Jovens, Midiatização da Leitura e Narrativas de sentido: implicações para a escola. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21325