Hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Autores

Palavras-chave:

Cultura acadêmica, Ensino superior, Estudos culturais da educação, Tecnologias digitais.

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica (PIBIC) sobre a cultura acadêmica e o processo de hibridação com a cibercultura. O estudo teve o objetivo geral de verificar de que maneira as mediações entre os aprendentes e as tecnologias intelectuais digitais favorecem ou restringem a ressignificação da cultura acadêmica. Para atendê-lo, a pesquisa buscou identificar diferentes práticas acadêmicas de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e analisar seus elementos constituintes. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, fundamentada na perspectiva intercultural, segundo Canclini e Martín-Barbero, vinculada aos Estudos Culturais da Educação. Os resultados apontaram que o AVA Moodle não tem favorecido a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura, em razão, principalmente, da episteme que governa o ensino e a aprendizagem na universidade. Constatou-se que as práticas e os elementos da cultura acadêmica analisadas tendem a reproduzir o paradigma de ensino vigente na instituição investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lebiam Tamar Gomes Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas no campo da educação mediada por tecnologias. Pesquisadora do grupo GEINCOS/UFPB.

Irinalda da SIlva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, L. T. G., & Bezerra, I. da S. (2023). Hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21331