Hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Palavras-chave:
Cultura acadêmica, Ensino superior, Estudos culturais da educação, Tecnologias digitais.Resumo
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica (PIBIC) sobre a cultura acadêmica e o processo de hibridação com a cibercultura. O estudo teve o objetivo geral de verificar de que maneira as mediações entre os aprendentes e as tecnologias intelectuais digitais favorecem ou restringem a ressignificação da cultura acadêmica. Para atendê-lo, a pesquisa buscou identificar diferentes práticas acadêmicas de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e analisar seus elementos constituintes. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, fundamentada na perspectiva intercultural, segundo Canclini e Martín-Barbero, vinculada aos Estudos Culturais da Educação. Os resultados apontaram que o AVA Moodle não tem favorecido a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura, em razão, principalmente, da episteme que governa o ensino e a aprendizagem na universidade. Constatou-se que as práticas e os elementos da cultura acadêmica analisadas tendem a reproduzir o paradigma de ensino vigente na instituição investigada.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.