ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS
Palavras-chave:
Professor, Condições de trabalho, Mal-estar, Sofrimento, Adoecimento, Consequências nas relações sociais.Resumo
Análise das multicausalidades do fenômeno do mal-estar e adoecimento das professoras das primeiras letras sob os aspectos físicos, psicológicos e sociais, a partir da sua ótica e as possíveis consequências. Obtida através da pesquisa qualiquantitativa, com 32 professoras em três escolas de Olinda-PE, visando conhecer e elencar as principais queixas, sintomas e diagnósticos externados em questionários semiestruturados. Encontramos múltiplas causas, frequentes e recorrentes, provocadoras desse fenômeno e tendo as peculiaridades da docência como origem e produtoras do mal-estar. Entre estas, identificamos insônia, distúrbios na voz e na coluna, irritabilidade, cansaço físico e mental, estado de tensão, ansiedade e depressão como queixas e sintomas constantes e recorrentes. Observamos que políticas públicas, voltadas a essa classe trabalhadora responsável pelo alicerce da formação do sujeito, são urgentes e imprescindíveis.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.