ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS

Autores

  • Edna Maria Rodrigues de Souza Unigrendal
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Professor, Condições de trabalho, Mal-estar, Sofrimento, Adoecimento, Consequências nas relações sociais.

Resumo

Análise das multicausalidades do fenômeno do mal-estar e adoecimento das professoras das primeiras letras sob os aspectos físicos, psicológicos e sociais, a partir da sua ótica e as possíveis consequências. Obtida através da pesquisa qualiquantitativa, com 32 professoras em três escolas de Olinda-PE, visando conhecer e elencar as principais queixas, sintomas e diagnósticos externados em questionários semiestruturados. Encontramos múltiplas causas, frequentes e recorrentes, provocadoras desse fenômeno e tendo as peculiaridades da docência como origem e produtoras do mal-estar. Entre estas, identificamos insônia, distúrbios na voz e na coluna, irritabilidade, cansaço físico e mental, estado de tensão, ansiedade e depressão como queixas e sintomas constantes e recorrentes. Observamos que políticas públicas, voltadas a essa classe trabalhadora responsável pelo alicerce da formação do sujeito, são urgentes e imprescindíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia Vegetal da UFPE. Atualmente Leciona disciplinas da área de Saúde no ensino técnico, tecnológico, graduação e pós-graduação. Disciplinas a qual está
apto a lecionar: Gestão em saúde, epidemiologia, anatomia, genética, parasitologia, biossegurança, micologia médica, química ambiental, ecologia, botânica. Tem
experiência em pesquisa na área de Fitoquímica, atuando especificamente na área de química aplicada, biocombustíveis, quimiotaxonomia, plantas nativas potencialmente
alimentícias, ecologia e bioquímica vegetal. É Membro do Laboratório de Ecologia Aplicada e Fitoquímica agregado ao Departamento de Botânica do Centro de Ciências
Biológicas (CCB) da UFPE.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Souza, E. M. R. de, & Coutinho, D. J. G. (2023). ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21339