EM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO”

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ideologia de Gênero, Conservadorismo Moral, Educação

Resumo

Essa pesquisa investigou os significados que têm sido produzidos pela expressão “Ideologia de Gênero” no cenário contemporâneo. De modo específico o estudo objetivou fazer um mapeamento de publicações que contenham essa expressão em seu título e/ou resumo, explorar suas definições, bem como as propostas que são apresentadas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na abordagem da análise do conteúdo. Inicialmente foi realizada uma busca no “Google Acadêmico” pela expressão “Ideologia de Gênero”. Foram acessadas as 20 primeiras páginas. Foram identificados 26 arquivos. Esse material foi lido e analisado e como resultado se constou que a expressão “Ideologia de Gênero” tem assumido pelo menos três significados: o machismo e a LGBTIfobia como ideologias de gênero; “Ideologia de Gênero” como um prelúdio do apocalipse moral; e “Ideologia de Gênero” como uma falácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (UFAL/2008), Especialista em Mídias na Educação (UFAL/2010), Mestre (UFAL/2010) e Doutor (UFAL/2016) em Educação. Atualmente é professor da área de "Ensino de Física - Educação a Distância", lotado no Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e tem experiência com pesquisa em Mídias, Tecnologias, Diversidade Sexual e de Gênero, Educação em Ciências e Formação de Professores.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, I. P. da. (2023). EM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO”. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21342