BNCC E A ALFABETIZAÇÃO EM DUAS VERSÕES: CONCEPÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Curriculo, alfabetização

Resumo

Fruto de meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (2014) e de outros antecedentes legais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou inúmeras disputas, discordâncias e acordos desde seu projeto inicial até a sua formulação final, e esse movimento trouxe consequências específicas para o discurso sobre a alfabetização no Brasil. O artigo busca problematizar as questões envolvidas na formulação de uma proposta de alfabetização para a BNCC, fazendo uma recuperação das interpretações, concepções, problemas e algumas soluções em jogo na formulação da segunda versão e um contraste com a versão final. Serão problematizados a especificidade da alfabetização e o seu diálogo com outras perspectivas postas para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Pretende-se discutir também a natureza do texto homologado e possíveis brechas que o sistema de ensino e os professores encontrarão para dialogar com o documento normativo e mandatório da BNCC.

Palavras-chave: Alfabetização. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Programa de Pos-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FAE-UFMG

Area - Educação

Linha - Educação e linguagem

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Alves da Silva Frade, I. C. (2021). BNCC E A ALFABETIZAÇÃO EM DUAS VERSÕES: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21425